Imagem não encontrada
Saúde e Bem-estar

Desconforto abdominal: nunca mais!

Postado em 28/08/2019 às 14:20 por

Oi gente laughing

    Hoje o texto é da nossa parceira Do Nutrição com a nutri Maria Eduarda Sperotto (CRN 14943). Formada pela PUCRS, pós-graduanda em Comportamento Alimentar pelo IPGS. Acredita no poder dos alimentos na promoção de uma vida mais saúdavel e é a favor de uma alimentação consciente e equilibrada.

Como resolver o desconforto abdominal causado pelas leguminosas!

As leguminosas são o grupo alimentar dos feijões, grão de bico, ervilha, lentilha e soja. Elas são fontes de ferro, vitaminas do complexo B, carboidratos complexos, fibras alimentares, proteínas vegetais e elas fazem parte de uma alimentação saudável.

Mas muitas pessoas sentem desconforto abdominal, distensão e/ou gases após o seu consumo, então se esse é o seu caso sugiro fazer um passo muito simples antes do seu preparo: o remolho das leguminosas.

E como se faz? Para fazer o remolho basta colocar a leguminosa de molho na água por pelo menos 8 horas até 48 horas, de preferência em um meio ácido como com gotinhas de limão ou vinagre de maçã. O tempo exato vai depender de você, teste a primeira vez por 8 horas, se continuar tendo desconforto aumente o tempo para 12 horas e assim sucessivamente até 48 horas. Troque a água algumas vezes neste meio tempo. Descarte a água do remolho e prepare a leguminosa normalmente, lembrando que ela estará mais macia, então será necessário menos tempo de cozimento.

Outro motivo importante para fazermos o remolho é para neutralizar os fatores antinutricionais presentes neste grupo alimentar. Esses antinutrientes, como os fitatos, atrapalham a absorção de alguns nutrientes das leguminosas como o ferro e o cálcio. Então, fazer o remolho adequadamente além de melhorar a digestibilidade também melhora a absorção dos nutrientes.

Para variar o feijão cozido de todo dia podemos variar a leguminosa e o seu modo de preparo. Pode-se fazer elas em saladas, como salada de lentilha, de grão de bico, de feijão fradinho ou como creme de ervilha, por exemplo.


  Voltar

Redes Sociais

carrinho de compras Loja Online

ACESSAR

Assine nossa newsletter