Imagem não encontrada
Saúde e Bem-estar

Em que estágio de motivação você está?

Postado em 28/08/2019 às 14:20 por

Oi gente smile

    Hoje o texto é da super nutri Laura Hofmeister (CRN-2 15012) Nutricionista formada pela PUC-RS e pós-graduanda em Comportamento Alimentar pelo IPGS. Acredita que a nutrição vai muito além do nutriente e trabalha com uma abordagem comportamental, valorizando a relação que o indivíduo tem com a comida. E da nossa parceira Do Nutrição. Vem conferir! ↓

Descubra seu estágio de motivação!

      Quando decidimos iniciar algum hábito ou fazer alguma mudança no nosso comportamento, passamos por alguns “estágios motivacionais”. Estes estágios são baseados no Modelo Transteórico, elaborado pelos psicólogos Prochaska e DiClemente na década de 80 com o objetivo de avaliar a mudança de comportamento de pessoas com hábitos de caráter viciante.

    De acordo com este modelo, existem algumas etapas pelas quais passamos durante este processo de mudança, e podemos utilizá-los para avaliar o quão motivados e preparados estamos para realizar esta transformação. Vamos pensar pelo lado de alguém que quer sair do sedentarismo e começar a se exercitar.

Estas etapas são:

  • Pré-contemplação: É o estágio de “entrada” no ciclo de mudança. É quando a pessoa ainda não reconhece que precisa realizar alguma alteração nos seus hábitos. : Uma pessoa sedentária que diz: “Eu não preciso me exercitar. A vida é minha, o corpo é meu e eu decido que não quero”.
  • Contemplação: Acontece quando a pessoa se conscientiza do problema e considera que deve haver uma mudança, mas ainda com uma certa relutância. : “Ok, estou vendo que o sedentarismo está prejudicando a minha saúde. Acho que deveria pensar em começar algum exercício...”
  • Determinação: Aqui a pessoa já está ciente de que precisa mudar e resolve levar este plano a diante. : “Está bem, vou me inscrever na academia!”
  • Ação: É quando a pessoa de fato toma uma atitude para mudar.: Se inscrever na academia e fazer uma aula inicial.
  • Manutenção: Esta etapa reflete que o novo hábito esteja sendo mantido por pelo menos 6 meses. : A pessoa passa a se exercitar com frequência e constância.
  • Recaída: Ela é normal e pode acontecer em qualquer parte do processo de mudança. : A pessoa se desmotiva e deixa de ir na academia por algum tempo.

    Estas etapas são melhores representadas quando imaginas como um ciclo, já que nossas mudanças raramente são perfeitamente lineares. A recaída é algo pra qual devemos estar preparados, pois não é incomum. A boa notícia é que não precisamos voltar lá pra “primeira casa” do tabuleiro do jogo. Ou seja, mesmo que a gente passe um tempo sem exercitar o nosso hábito novo, podemos voltar direto para a fase de determinação ou ação e retomar o nosso caminho!

Fonte: Prochaska J. O., Velicer W. F. (1997). The transtheoretical model of health behaviour change. Am. J. Health Promotion


  Voltar

Redes Sociais

carrinho de compras Loja Online

ACESSAR

Assine nossa newsletter