Imagem não encontrada
Saúde e Bem-estar

nutrição necessária para evitar o cansaço

Postado em 12/09/2019 às 11:24 por

Oi gente smile

Hoje o texto é da nossa parceira Do Nutrição, com a nutri Tanara Pastore - Formada pela PUC-RS e pós graduada pela VP Nutrição Clínica Funcional. Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade e pós graduada pela Unisinos em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico. Capacitada pela SVB para atender veganos e vegetarianos. "A visão que tenho e procuro trazer para o meu trabalho é a busca por uma alimentação saudável, leve e sem radicalismo.'' 

Como evitar o cansaço com os nutrientes certos!

A correria dos dias de hoje, noites mal dormidas e o estresse podem culminar em um cansaço físico e mental. Aí começa aquela sensação de já acordar cansado e a falta de energia pode estar associada com uma alimentação inadequada. undecided

O corpo precisa de diferentes nutrientes para funcionar de forma adequada e promover a energia que o nosso corpo precisa. 

Alguns nutrientes específicos estão diretamente ligados com esta produção. São eles: 

  • Vitamina C - encontrada em frutas cítricas e vegetais verdes escuros. 
  • Vitamina D - reduz a inflamação e atua no sistema imunológico. Para obtenção, procure ficar 15 minutinhos exposto ao sol, diariamente. 
  • Vitaminas do Complexo B - Aumentam a resistência a fadiga. Encontra-se em cereais, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes
  • Ferro - o cansaço pode estar ligado a uma anemia. Fontes como leguminosas, vegetais verdes escuros e carnes são boas fontes. 
  • Magnésio - Atua na concentração, memória e disposição. 
  • Encontra-se em abóbora, oleaginosas, grão de bico, espinafre, aveia e quinua. 

Existem também alguns fitoterápicos que podem auxiliar na obtenção de energia, mas qualquer suplementação deve ser individualizada e orientada por um profissional.

Nossa dica é: evite o excesso de carboidratos refinados e açúcar que elevam a glicemia muito rapidamente, com seguinte queda, o que resulta em falta de disposição. 

O consumo excessivo de carnes também dificultam a digestão, o que pode deixar o organismo mais letárgico. 

E não deixe de praticar atividade física com frequência pois isso também aumenta os níveis de energia. 

E não esqueça de manter a saúde da mente! Procure atividades que te tragam prazer. Medite quando possível, leia um bom livro, descanse quando necessário e esteja cercada de pessoas e pensamentos positivos!

Conta pra gente se você já faz as coisas certas para evitar essa cansaço desnecessario... Bora animar e consumir os alimentos certinhos pro nosso corpo e nossa mente funcionarem direito!!!  tongue-out

 


  Voltar

Redes Sociais

carrinho de compras Loja Online

ACESSAR

Assine nossa newsletter