Imagem não encontrada
Saúde e Bem-estar

O TREINO QUE FUNCIONA

Postado em 13/04/2020 às 15:50 por Rosa Goiaba

Oi gente! wink

 

Você já deve ter se perguntado, qual o melhor treino ou qual o treino que realmente funciona. A resposta é: funciona aquele que é INTENSO e bem direcionado. O treino de musculação não é mais ou menos efetivo que os treinos de Crossfit ou até mesmo os treinos que são feitos em casa sem uso de materiais. Os fatores que influenciam na eficácia dos treinos são:

  • Condicionamento físico e nível de treinamento do praticante: se você é sedentário, ao iniciar qualquer atividade física, seu corpo irá receber estímulos que vão desencadear mudanças e adaptações tanto musculares quanto cardiorrespiratórias. Se você já tem memória muscular de alguma prática anterior ou já treina, estes estímulos deverão progredir e variar para que você continue tendo resultados.

 

  • Objetivo: o treino deverá estar direcionado ao seu objetivo pessoal. Se for hipertrofia, aparelhos ou máquinas de academias convencionais te darão estabilidade para que consiga aplicar sobrecarga de forma segura. Dessa forma, os exercícios gerarão microlesões das fibras musculares e multiplicação das mesmas na sua fase de recuperação a médio/longo prazo. Cargas livres também criam este tipo de estímulo, mas deve-se cuidar articulações e instabilidade. Se o seu objetivo for emagrecimento, o treino metabólico é indicado, mesmo sem uso de acessórios. Neste caso, a intensidade é gerada pelo pouco tempo de intervalo ou repouso e dinâmica dos movimentos. Já se o intuito for melhorar coordenação e estabilidade, o treinamento funcional pode te direcionar a uma melhora significativa, uma vez que ativa músculos mais profundos e valências corporais tais como equilíbrio e força. Treinos aeróbios como corrida e natação, podem ser alternativas eficientes se o seu foco for a melhora do condicionamento cardiorrespiratório.

 

  • Individualidade biológica: cada pessoa possui um metabolismo diferente e vai responder de forma diferente aos treinos. O que funciona para um, pode não funcionar (ou não de forma tão expressiva) para outro. E entender isso é fundamental. Procure um profissional que monte um treino personalizado para você, conhecendo seus objetivos, hábitos e composição corporal. Treinos muito generalizados podem funcionar a curto prazo. Mas estímulos específicos precisarão acontecer após esse período.

Além de todos os outros fatores acima estarem alinhados, é fundamental que você entenda que treinar é colocar seu corpo em movimento e fazê-lo sair do estado de repouso. Se a sua frequência cardíaca permanecer a mesma de quando você está sentado no sofá ou deitado na cama, algo está errado. Sem os estímulos corretos, não há resposta ou seja, você não obtém resultado! Não é necessário que você passe 2hs do seu dia treinando. 18, 30, 40 minutos ou até uma hora já são suficientes, se dentro deste tempo, seu treino for intenso e se você sentir que seus músculos e órgãos estão sendo exigidos da forma correta e adequada a você, saindo da zona de conforto. De qualquer forma, se exercite sempre com a orientação de um profissional de educação física.

 

   CAROLINA DLUZNIEWSKI é educadora física (CREF 023609/RS), fisiculturista campeã da categoria Wellness nas copas RS 2019 e sul brasileira do mesmo ano. É criadora do programa #barrigadeinstagram e do programa Desafio 14 dias 

 


  Voltar

Redes Sociais

carrinho de compras Loja Online

ACESSAR

Assine nossa newsletter