Imagem não encontrada
Saúde e Bem-estar

SISTEMA IMUNOLÓGICO NA GESTAÇÃO

Postado em 06/04/2020 às 16:25 por Rosa Goiaba

Oi gente, tudo bem? smile

 

Com a atual situação, muito tem se falado sobre o sistema imunológico. Esse sistema é composto por células específicas do nosso corpo que tem a função de proteger nosso organismo contra substâncias estranhas, como bactérias, vírus e fungos. Para combater e eliminar esses invasores, as células desse sistema de defesa devem estar fortalecidas. Gestantes apresentam um sistema imune mais reduzido, devido às alterações corporais geradas por esse período. Gestantes não estão no grupo de risco do Covid-19, mas todo o cuidado é necessário.

Quanto a imunidade, as gestantes precisam cuidar dos mesmos pontos que todas as pessoas, pois, muitos fatores estão envolvidos na regulação do sistema imune, como hidratação, controle das emoções e estresse (não podemos deixar o medo tomar conta), atividade física, horas suficientes de sono e claro, a alimentação.

 

A alimentação é muito importante para auxiliar na imunidade e manter a saúde em dia.

As gestantes normalmente precisam focar em uma alimentação mais saudável por natureza, afinal suas escolhas alimentares determinam quais nutrientes estão sendo enviados para seu bebê.

Pensando em imunidade vale salientar que nenhum alimento ou vitamina utilizada de forma isolada vai agir melhorando o sistema imune, isso quer dizer, que não adianta ingerir vitamina C ou complexo vitamínico se minha alimentação geral é ruim. Precisamos reforçar a importância de consumir todos os grupos alimentares em equilíbrio: carboidratos (de boa qualidade como os integrais, batata doce, aipim); proteínas (animal: carnes magras, ovos, leite/ vegetal: feijão, lentilha, ervilha); gorduras boas (abacate, oleaginosas, azeite de oliva); vitaminas e minerais (que são abundantes em frutas e verduras), sendo que quanto mais variado for o acesso a saladas e frutas, mais nutrientes estaremos ofertando ao nosso organismo (vamos colorir esses pratos!).

 

 Evite alimentos industrializados ricos em corantes e conservantes, embutidos, frituras, farináceos refinados, excesso de doces e açúcares.

 

Todos os alimentos de qualidade são importantes, nenhum é mais do que o outro, tudo é equilíbrio. Mantenha-se tranquila e com pensamentos

positivos, pois as emoções interferem no sistema imune. Siga todas as recomendações do Ministério da Saúde!

 

Façamos a nossa parte, e isso logo vai passar.

 

Débora Marin -CRN 9575 - é nutricionista, especialista em nutrição clínica e mestra em Biotecnologia, ambas cursadas na  Universidade do Vale do Taquri.   


  Voltar

Redes Sociais

carrinho de compras Loja Online

ACESSAR

Assine nossa newsletter